segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Origami, um japonês cosmopolita


O glamour com o exótico. O doce com o salgado. O azedo com o amargo. O requintado com o popular. Com muita criatividade, o restaurante Origami prova que a mistura de sabores pode ser melhor do que se imagina.

A tradicional culinária do Japão, por exemplo, desenvolveu-se ao longo dos séculos, a partir de mudanças políticas e sociais. Exótica, colorida e adorada pelos quatro cantos, ela reúne características dos chineses, dos tailandeses, dos coreanos e, até mesmo, dos brasileiros. Nós, que fomos agraciados com traços da gastronomia africana, portuguesa e indígena, introduzimos a fruta na comida. Essa prática, herança dos índios, conquistou os rígidos e metódicos japoneses, que abraçaram a ideia.

E o cardápio do Origami apresenta, além das tradicionais receitas japonesas, combinações em sintonia fina com as receitas da Terra do Sol Nascente. Do casamento entre Brasil e Japão, nasceu a incomparável entrada do sushibar Natsu Maguro: os enrolados de atum, arroz, castanha de caju, gengibre e mel com teriyaki (R$18,50). Da França, a casa trouxe o foie gras que, em parceria com ingredientes nipônicos, deu origem ao foie gras maki gratinado numa cama de couve crispy com acelga maki e shitake (R$ 19,60).

Quer conhecer outras combinações? Eu poderia citar todas elas por aqui. Mas nada como dar uma pulo ao Origami e provar uma por uma.

ORIGAMI, Rua Marquês de São Vicente, 52, loja 144, (Shopping da Gávea), Gávea. Tel.: 2274-4094 (56 lugares). Aberto em 1997. www.restauranteorigami.com.br

ORIGAMI, Rua Rita Ludolf, 87 A – Leblon. Tel.: 2540-6211 e 2540-6212 (35 lugares). www.restauranteorigami.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário